Lizete Toscani e o Centro de Artes Guido Viaro : uma história de luta!



O Centro Estadual De Capacitação em Artes Guido Viaro é uma Instituição de Ensino muito respeitada em todo o Paraná e de grande importância na capacitação de professores em cursos de todas as linguagens e áreas artísticas estudadas e aplicadas no ensino regular da disciplina de Arte das escolas do Estado do Paraná. Quem conhece o espaço físico atual dessa escola fica maravilhado com a estrutura e funcionamento, além da qualidade dos cursos oferecidos. Esse espaço atual é fruto de conquistas históricas que atravessaram períodos críticos, mas que tiveram na figura de Lizete Toscani e professores, a vontade de lutar e acreditar que um dia isso seria possível, e foi!  (por Mary Dacól).



Centro Estadual de Capacitação Em Artes Guido Viaro
prédio atual desde 2005
http://centrodeartesguidoviaro.com.br/





Lizete Toscani




Uma realidade comentada aqui por Lizete:


LIZETE MARIA TOSCANI




Falar da minha trajetória no Centro Estadual de Capacitação em Artes Guido Viaro é, praticamente, falar da minha vida. Afinal, minha história por aqui começou através de minha mãe, a Profª Alva Mercedes Toscani, que já trabalhava nesta instituição de ensino quando ainda era chamada por Escola Profissional Feminina “República Argentina”. Assim sendo, desde muito cedo, aprendi a ter um carinho especial por esta escola. Em 1970, comecei a lecionar, aqui, na cadeira  de Desenho e Pintura.Em 1976, fui convidada para trabalhar na Diretoria de Assuntos Culturais/SEED, hoje, atual Secretaria de Estado da Cultura. Em 1979, com a criação da referida Secretaria, houve um concurso para o Quadro Próprio de Funcionários. Já concursada e no Cargo de Técnica em Assuntos Culturais, trabalhei como orientadora de Atelier no Museu Alfredo Andersen. Posteriormente, em 1982, fui trabalhar no Centro Juvenil de Artes Plásticas como orientadora na oficina de Modelagem. Em 1984, prestei um segundo concurso público. Desta vez, para o Quadro Próprio do Magistério e na disciplina de Educação Artística. Como professora da Rede Estadual de Ensino, trabalhei em dois colégios estaduais e, em 1990, novamente assumi a cadeira de Desenho e Pintura na Escola Profissional República Argentina (Aqui, já havia perdido a nomenclatura “Feminina”). Em 1995, aposentei do padrão de Técnica em Assuntos Culturais.
Desde 05 de novembro de 1991, portanto, há quase 20 anos, assumi a Direção da antiga Escola Profissional República Argentina, atualmente, nosso Centro de Artes. Na época, como já não havia mais procura pelos cursos profissionalizantes que ofertava, surgiu a ideia de resgatar as origens de “Escola de trabalho com as Artes”.     Encaminhei nova Proposta de Ensino da Escola, na qual propus algumas modificações, dentre elas, a mudança de nomenclatura para Centro de Artes Guido Viaro, o que vinha ratificar a Arte-Educação no Paraná, além de homenagear o arte-educador e o grande mestre da Pintura Paranaense, Guido Viaro, que fez parte do quadro de professores da escola e de quem, aliás, também fui aluna.
A partir do 1º Semestre de 1992, começamos com as Oficinas de Arte para Crianças de 07 a 14 anos e, em junho do mesmo ano, o Projeto Estagiando, o qual já atendia os alunos do  Magistério, oferecendo Cursos de Arte-Educação com 20, 30, 40 e 60 horas.  Além destes, iniciamos os Cursos de Capacitação e Atualização de Professores de Educação Artística de 1º e 2º Graus e com os Cursos Livres semestrais para a Comunidade em geral: Desenho, Pintura, Gravura, Teatro, Tecelagem, Técnica Vocal e Teoria Musical.
De lá para cá, passamos por muitas alegrias e por muitas dificuldades, pois, nem sempre tivemos nosso trabalho reconhecido e, por tal motivo, estávamos sempre na iminência de fechar ou ficar sem local para funcionamento. Foram anos justificando a importância da continuidade deste Centro e inúmeras foram as solicitações de permanência da Escola. Anualmente, prorrogava-se a batalha de renovação de contratos de aluguel, já que a intenção do fechamento do Centro de Artes Guido Viaro sempre esteve presente. Entretanto, graças a muito esforço e dedicação, bem como a uma equipe que sempre esteve disposta a lutar, o encerramento das atividades foi sempre sendo adiado.
Passamos por diversos endereços até que, finalmente, em 2005, obtivemos o respeito e a valorização pela história e pela Arte produzida em nosso Estado. Foi então que recebemos a oferta de um prédio abandonado, que outrora pertenceu à Escola Estadual República Oriental do Uruguai, o qual passou por grande reforma para abrigar nossa atual sede. A partir daí, passamos a chamar Centro Estadual de Capacitação em Artes Guido Viaro e, mais do que isso, obtivemos a consideração e a confiança, para além da devolução da dignidade e da importância deste Estabelecimento de Ensino.
Hoje, sinto mais segurança em relação ao futuro, assim como posso dizer que toda a luta valeu a pena. Quando olho para a “nossa escola”, sinto orgulho por ter feito parte disso tudo e por ter dado o melhor de mim. Quando disse que falar sobre ela é contar sobre minha própria vida, é porque já não consigo separar uma coisa da outra, afinal, foram anos respirando este trabalho, lutando por ele e acreditando na Educação deste país.
Atualmente, já perto da aposentadoria, ainda tenho paixão por minha profissão e ainda acredito que a Educação é o único meio capaz de libertar o homem. Em minha opinião, a Arte é uma das grandes aliadas da Educação. Através dela, somos capazes de reunir o emocional, racional e corporal, percebendo uma experiência cultural que não pode ser substituída por nenhuma outra área do conhecimento. Conhecer, aprofundar e entender o que foi produzido em nosso meio é essencial na formação da nossa própria identidade. Mas, além disso, o estudo da Arte de outras culturas amplia nossa visão de mundo. Como arte-educadora, entendo a importância de uma educação democrática e empenho todos meus esforços para colaborar na formação de cidadãos críticos e atuantes na sociedade. Ao longo de todos esses anos, posso dizer, com segurança, que tenho a certeza de que o Centro Estadual de Capacitação em Artes Guido Viaro, com a colaboração de todos os seus integrantes, tem ainda muito a oferecer à Educação e à Cultura do Paraná.


1 comentários:

CENTRO DE ARTES GUIDO VIARO disse...

Considero relevante a criação do blog SEMPRE ARTE. Afinal, através dele, além de podermos divulgar os trabalhos desenvolvidos no Centro Estadual de Capacitação em Artes Guido Viaro, todos os interessados terão a oportunidade de conhecer novos artistas, analisar técnicas diferenciadas, saber de cursos, exposições, etc. Enfim, trata-se de um espaço interativo de divulgação da Arte e da Cultura, pelo que faço votos que, num futuro breve, venha a ser muito reconhecido e procurado. Assim sendo, gostaria de parabenizar a professora Mary Dacól pela iniciativa, coragem e disponibilidade. Seu trabalho, certamente, colaborará para tornar a Arte mais acessível a todos. Meus parabéns.

Lizete Toscani

Postar um comentário